quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A força

A águia é um pássaro extremamente ágil, forte e corajoso, podemos ter esta espécie de animal como exemplo de vida e de superação. Quando chega à idade adulta, as unhas e os bicos estão gastos e já não podem cortar os alimentos. Num gesto de sobrevivência, a águia vai a uma montanha alta com pedras ásperas e ali esfrega o seu bico e as suas unhas, dolorosamente, até que caiam, para que possam crescer novamente e assim a águia viver mais 30 anos em média.
Outro exemplo é a borboleta, que dentro do casulo ainda uma lagarta vive no escuro, impossibilitada de ver a luz. Quando chega a hora e ela já está preparada para sair, luta com todas as suas forças para abrir o pequeno casulo e esforça-se com as asas para que ele possa deixá-la livre.
Numa pesquisa, um homem cortou o casulo da borboleta para facilitá-la e assim, não precisar de tanto esforço para sair. Ao observar o que aconteceria, ele pode ver que quando a borboleta conseguiu sair, caiu logo no chão, pois o esforço e a luta que tinha que fazer para se libertar do casulo dava forças às suas asas para voar posteriormente.
Percebo com o exemplo destes animais, que na vida há lutas que julgamos difíceis e de difícil resolução, problemas que abatem os nossos corações. Mas tudo isso nos fortalece para seguirmos em frente e ensina-nos a viver.
Já passei por várias coisas que até hoje não esqueço, nestes últimos meses/semanas/dias muitas metamorfoses têm ocorrido na minha vida, algumas coisas menos boas, não digo que são más, no momento até podem ser mas…nada acontece por acaso.
Não tenho como agradecer aos meus amigos, aos meus familiares, que me acompanham sempre estejam eles onde estiverem, são eles que me ajudam, que me dão dicas, que me chateiam a cabeça, que me dizem parvoíces, que me fazer sorrir… pessoas que fazem a diferença e me dão aquela luzinha que por vezes não brilha...
Não sei a que propósito tenho eu que passar por tudo isto, mas sei que as minhas asas estão cada vez mais fortes para voar, e o meu bico e minhas garras mais fortes para lutar nesta vida.

Sem comentários: